segunda-feira, 1 de junho de 2009

Alegria e Apatia

O passado recente tem dado muitos motivos de alegria ao andebol da minha Associação, a Associação de Andebol de Braga.
O DFH sagrou-se, com uma equipa muito jovem, campeão Nacional de Seniores Masculinos da 1ª Divisão.
Ainda na 1ª Divisão sénior, o AC Fafe conquistou o 3º posto da classificação geral o que, considerando a concorrência, constitui um verdadeiro feito.
Na 2ª Divisão, os seniores da AD Isave, por seu lado, já praticamente conseguiram, ainda a duas jornadas do final do respectivo campeonato, garantir o Título Nacional.
No escalão de juniores a minha Associação tem como representante e clara candidata ao título na Fase Final a equipa do ABC de Braga.
No escalão de Juvenis, a minha Associação faz-se representar nas Fases Finais, quer da 1ª, quer da 2ª Divisão, respectivamente pelas equipas do ABC de Braga Andebol SAD e do meu clube, a AD Isave, da Póvoa de Lanhoso.
No escalão de iniciados também está representada na Fase Final pela equipa do Desportivo Francisco de Holanda, onde jogam vários dos meus companheiros da Selecção Regional de Iniciados e da Selecção Nacional Juniores D, sendo forte candidata ao Título Nacional da categoria.
No escalão de infantis, já tem a presença garantida de duas equipas na Fase Final, uma por mérito desportivo e outra por convite enquanto entidade organizadora.
Essas equipas são a equipa do ABC de Braga e a do meu clube, a AD Isave.
Esta última vai também disputar, já no próximo fim-de-semana, a 3ª Fase do Campeonato em Leiria.
Os meus companheiros vão discutir o direito ao acesso por mérito desportivo à Fase Final, sendo ainda possível, se o conseguirem, colocar na Fase Final mais uma equipa da AAB.
A nível de Selecções Regionais de Iniciados, também vamos estar representados na Fase Final do Torneio Nacional, uma vez que já garantimos o apuramento para essa Fase nos jogos que realizamos em Viseu e Fafe.
Pelo que disse, torna-se evidente a sorte que tive em pertencer à Associação de Andebol de Braga, já que é uma Associação com um andebol "forte" e competitivo, o que é uma referência muito boa para os atletas jovens como eu.

Mas nem só na Associação de Andebol de Braga se pratica com paixão e qualidade o Andebol.
No domingo passado fomos a Leiria, ao Pavilhão da Gandara, defrontar a equipa de Iniciados do AC Sismaria que vencemos em casa no jogo da 1ª volta da 2ª Fase - Grupo B - Zona 2 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Desta vez, não fomos capazes de contrariar a qualidade dos nossos adversários e não conseguimos reagir às dificuldades que nos colocaram no jogo.
Embora não tenhamos jogado muito mal, apáticos e sem capacidade de reacção foi como defrontamos os nossos adversários do AC Sismaria.
Sem tirar o mérito aos nossos adversários, que jogaram muito bem e melhor se adaptaram às características da partida, foi um facto que o cansaço da viagem não nos permitiu alterar o rumo do jogo, que estivemos a perder praticamente desde o seu início.
Espero poder reencontrar os meus adversários no futuro pois eles, apesar de serem um pouco "duros", têm muita qualidade e, constituem um desafio desportivo muito estimulante.
Estamos a duas jornadas do final do nosso campeonato e no próximo fim-de-semana vamos receber em casa a equipa de Avanca onde joga o Renato Gonçalves da Selecção Nacional Juniores D.
Embora estejamos um pouco cansados e a começar a suspirar pela chegada das férias, estou certo de que, a jogar em casa e com o apoio do nosso público, ainda nos vamos divertir um bom bocado a jogar andebol, eh eh eh!
Até lá então!

2 comentários:

Anónimo disse...

Rui, podes acrescentar à Lista de candidatos aos Titulos Nacionais das Equipas da AAB, o D.F.H. em INICIADOS....

E já agora, parabens Rui pelo teu Blog.

Tu respiras ANDEBOL,por todos os polos.....

Rui Viana disse...

Peço desculpa pelo lamentável equívoco.
Já corrigi o texto da mensagem.
É claro que a equipa de Iniciados do DFH é, apesar dos contratempos que tem sofrido, forte candidata a conquistar o Título Nacional para a AAB.
Vou torcer para que tal aconteça e, se puder, também vou ver os jogos e gritar para apoiar os meus companheiros de Guimarães.