quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Memória Futura

Para a minha memória futura ficam algumas imagens e sensações vividas no passado fim-de-semana que, mais uma vez, foi muito intenso e preenchido.
No domingo, dia 15 de Novembro, joguei pela equipa de Juvenis do ABC no jogo que estes realizaram em casa contra o AC Fafe.
Foi agradável rever alguns dos companheiros com quem fui Campeão Nacional na época passada ao serviço da Selecção Regional de Iniciados.
A nossa equipa ganhou o jogo com uma margem de golos significativa (30-18).
O André Azevedo, o ponta-direito que jogou pela nossa equipa na primeira parte, estava inspirado e marcou 9 dos 14 golos que conseguimos na primeira parte.
Apesar de ter sido ele o principal marcador de serviço durante a primeira parte, na segunda parte o treinador deu-me a oportunidade de entrar no jogo.
Penso que estive bem defensivamente, com boa postura e atitude defensivas.
No ataque, ainda tive a oportunidade de rematar duas vezes à baliza, tendo conseguido marcar apenas um golo.
Bem sei que 50% de eficácia é pouco mas também a alternativa, com apenas dois remates à baliza, eram os 100%.
Também é verdade que com a saída por lesão do Rui Rolo logo no início da 2ª parte, deixei de receber a bola com tanta frequência como é habitual e acabei não tendo mais oportunidades para finalizar.
Apanhamos um susto com a lesão do Rolo mas, felizmente, foi só um susto e ele recomeçou a treinar connosco na terça-feira.
No sábado, dia 14 de Novembro, tinha ido com os meus companheiros da equipa de Iniciados do ABC de Braga jogar a Lamego com a equipa do clube local, o AC Lamego, onde jogam alguns dos amigos que já fiz desde que comecei a jogar andebol há duas épocas.
Apesar do resultado final ter ficado em 26-36 a nosso favor, foi um jogo difícil e muito disputado, cheio de contratempos e peripécias, com muitas histórias e episódios para contar e recordar e outros, quem sabe, para esquecer tão rápido quanto possível, eh eh eh!
No sentido de partilhar, para memória futura, algumas das imagens do jogo, apresento de seguida, em separado, o vídeo da primeira e da segunda partes.
Neles estão apenas registados alguns dos momentos mais marcantes do jogo.
Os outros, tal como as emoções, ficarão apenas registados nas nossas memórias.



6 comentários:

Zé Vieira disse...

Inevitavelmente tenho que deixar aqui um comentário.
1º para os meus rapazes que ganharam e bem contra tudo e contra todos (cada vez começa a ser mais dificil, já foram avisados);
2º para os árbitros da partida. Não estou de acordo com as sanções aplicadas aos "meus meninos" Rolinho e Danielinho :). Ao Rolo, a sanção q deveriam aplicar não era o cartão vermelho mas sim um duplo ou triplo cartão vermelho. Isso n existe? Vi tanta coisa neste jogo (as imagens não me deixam mentir) que eu achava que não existia, mas afinal estava enganado. Ao "Cabanelas Grande", nitidamente a falta que ele cometeu é cartão vermelho directo, quase a ser irradiado da modalidade :).
Mas como se costuma dizer "águas passadas não movem moinhos". A procissão ainda vai no adro e ainda temos muito trabalho pela frente para alcançarmos o nosso objectivo.
Mais uma vez estão todos de parabéns.
Grd abraço.

Zé Vieira

Angela disse...

E o treinador disse tudo....
P*A*R*A*B*E*N*S a todossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

António Silva disse...

E "quem fala assim não é gago"...

Francisco Pedro (ACL) disse...

Um dia vai ter que me explicar porque é que só assinala com uma seta os lances que desfavorecem a sua equipa.. Acha q só o ABC é q foi prejudicado? Tenho-lhe a lembrar que o ACL também foi bastante prejudicado assim como vós, mas não vi setas nesses lances que vos favorecem!
É pena a falta de fair-play..

Carlos Viana disse...

Caro Francisco Pedro, antes de mais, obrigado pelo seu comentário.
Dado que se identificou, o mesmo foi por mim publicado e vou tentar responder-lhe com todo o fair-play que o mesmo justifica.
Não. Não penso que o ABC tenha sido a única equipa prejudicada.
Quando falta inspiração à arbitragem ou ela se deixa intimidar pelo ambiente envolvente, são ambas as equipas prejudicadas.
Às vezes umas são mais prejudicadas do que outras, mas isso era outra discussão em que provavelmente não chegaríamos a acordo.
Mas o que me preocupa, mais do que os prejuízos no resultado, são os prejuízos que uma arbitragem tão pouco inspirada podem causar na formação dos jovens jogadores.
Umas vezes empurra-se e agarra-se por trás, "joga-se à garganta" dos adversários e essas acções não são sancionadas, outras ganha-se posição à frente do adversário e tem-se direito a ver o cartão vermelho.
Perante a gravidade de uma falta aos 6 metros, um arbitro dirige-se para a linha de 7 metros e o outro assinala livre de 9 metros?!
Não sei o que pensa em relação a isto mas calculo que para os miúdos, de ambas as equipas, se deve tornar um pouco confuso.
A propósito das setas, queria lembrar-lhe de que apenas foi inserida uma seta no vídeo, numa situação de flagrante violação da área de baliza por parte de um jogador do ACL que vai ganhar posição e permitir ao arbitro fazer o "três em um", ou seja errar 3 vezes numa única situação de jogo.
Passo a explicar: não assinala a violação da área de baliza que daria a posse de bola à equipa do ABC, penaliza (penso que com 2 minutos)o jogador do ABC que se vê a braços com a necessidade de defender 2 jogadores na posição onde apenas um tinha o direito de estar e assinala um livre de 7 metros a favor do ACL.
Tem que admitir que são demasiados erros (e demasiado graves) numa única situação de jogo.
É certo que o vídeo podia apresentar muito mais setas, eventualmente em situações a favor de uma ou de outra equipa.
Confesso que me é difícil a partir das imagens que recolhi identificar situações em que tenha havido benefício para a equipa do ABC mas se o Francisco Pedro tiver o cuidado de visionar os vídeos com atenção e me quiser indicar quais são essas situações, terei muito gosto em publicar de novo os vídeos com todas as setas que os mesmos poderiam ter.
Também tem a alternativa de solicitar ao elemento do ACL que gravou o jogo que lhe forneça as imagens, seguramente com mais qualidade, para que possa o Francisco publicar um vídeo com setas em todas as situações em que o ABC foi beneficiado.
Ficaríamos todos a ganhar com isso, em especial os atletas que têm que aprender a interpretar as situações do jogo.
Mais uma vez obrigado e boa sorte para o resto do Campeonato.

Anónimo disse...

E porque discutir isto aqui senhores ? OMG -.- *

Jogo é jogo , se já passou não á muito a fazer , e se o Blog é do Ruy e se ele joga no ABC é normal que protega a equipa dele Daaaaaahh, senhor . Francisco Pedro também pode criar um Blog e por lá os videos que bem lhe apetecer com as setas todas que quiser [ acho eu ] Jasus é preciso ser nerd AHAHAH :b *