sábado, 26 de setembro de 2009

E Viva a Praxe!

Remate ACF-ABC 2009
Hoje fiz o meu primeiro jogo para o Campeonato Nacional de Iniciados da 1ª Divisão pelo meu novo clube, o ABC de Braga Andebol SAD.
Tal como esperava, vencemos o jogo com um marcador expressivo e os nossos adversários, até soar o apito final e apesar do "peso" do resultado, nunca cruzaram os braços e lutaram sempre com entusiasmo em todas as situações de jogo.
Defrontaram-nos sempre de forma empenhada e leal, tendo demonstrado um grande desportivismo.
O professor José Vieira fez a gestão do jogo dando oportunidade a que todos participassem no jogo, dando mais alguns minutos de jogo aqueles de nós que apresentam nesta fase menor ritmo ou entrosamento com os colegas.
Pela parte que me toca, o jogo não me correu especialmente bem e, apesar de estar muito motivado para jogar, tive algumas dificuldades de entendimento com os meus companheiros, com quem não estou ainda habituado a jogar.
Certamente que com o tempo, com a experiência e com o trabalho que vamos fazer nos treinos, conseguirei melhorar a minha ligação com os meus colegas e a qualidade do meu jogo colectivo.
Em todo o caso o nosso grupo parece-me ter muito potencial e margem de progressão, sendo que alguns dos meus companheiros apresentam já alguma constância na qualidade das suas acções de jogo, finalizando as jogadas com relativa eficácia e variando razoavelmente as opções de finalização.
Embora eu não tenha "produzido" muito em termos ofensivos e não tenha sido muito feliz em algumas situações de disputa pela posse da bola, foi-me possível, a passe dos meus companheiros, fazer algumas entradas à ponta em ataque organizado e concluir normalmente com êxito.
Na segunda parte joguei ainda alguns minutos na posição de lateral direito e tive a oportunidade de realizar algumas assistências para finalização e alguns passes em contra-ataque, lançando alguns dos meus companheiros para situações de finalização.
Dou por bem empregues essas opções pois os meus companheiros souberam aproveitar e marcaram praticamente sempre que tiveram essa oportunidade.
Apesar de o treinador ter "mexido" muito na equipa, conseguimos manter o nosso jogo estável e razoavelmente organizado, o que é um bom indício para o futuro.
No final do jogo, eu e alguns companheiros fomos "praxados" por termos feito o nosso primeiro jogo oficial pela equipa A de iniciados do ABC.
Passar no "corredor" e apanhar uma quantas palmadas nas costas não foi uma coisa muito bonita de se ver e muito menos de se viver mas, ao que parece, faz parte da tradição do clube e sempre nos vai "preparando" para os jogos mais durinhos.
Em todo o caso, a minha vontade de jogar era enorme e se fosse necessário até podia ter sido "praxado" duas vezes, eh eh eh!
Bem, está feito e, com duas vitórias nos dois primeiros jogos, continuamos no primeiro lugar da classificação da Zona 3 da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Iniciados da época de 2009/10.
Seguem-se cerca de 15 dias de paragem no campeonato que vamos aproveitar para continuar a treinar com empenhamento e entusiasmo para prepararmos convenientemente os desafios que nos esperam.
Queria dar os meus parabéns ao Ricardo Costa e ao Rui Rolo pela convocatória para o Estágio da Selecção Nacional de Juniores D que se vai realizar no próximo fim-de-semana em Guimarães.
Espero que eles e os meus amigos Cláudio e Daniel Carvalho da AD Maria Balaio, bem como o Afons(inh)o do Xico Andebol, desfrutem ao máximo dessa experiência.
Espero também que o Estágio da Selecção Nacional Juniores C que está a decorrer em Almada esteja a correr bem a todos os meus amigos que foram convocados.
Sem desmerecer nenhum dos outros, um abraço especial e os desejos de muito sucesso para o meu amigo Ricardo Pereira que já conheço desde a 3ª Fase do Campeonato Nacional de Infantis de 2007/08.
Fiquem bem e divirtam-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

ola Rui obrigodo pelo apoio que me deste a mim e ao rolo:)
vou empenhar me no trabalho da seleçao com toda a força e toda a garra:)
blog fixe continua...
abraço ricardo