sábado, 10 de abril de 2010

Respeito


O meu pai passa a vida a dizer-me que devo mostrar respeito pelos meus adversários, quer quando perco, quer quando venço e que é meu dever dar o meu melhor em campo pois só assim honro os meus adversários, quer na vitória, quer na derrota.
De facto, esta coisa do desportivismo mais não é do que respeitarmos todos os nossos adversários, vencendo e perdendo de forma justa e leal e, por isso, para nós que estamos no campo, apesar de não gostarmos de perder "nem a feijões", poderá haver vitórias com sabor mais amargo do que aquele que sentimos em algumas derrotas.
Só com atitudes dignas é que o desporto se assume como uma escola de virtudes.
A insinuação de que a minha equipa poderia "facilitar a vida" a algum adversário para assim o beneficiar (prejudicando outros) não só era infundada como ofensiva para um grupo de atletas que todos os dias trabalham e dão o seu melhor para conseguirem vencer sempre de forma justa.
Este sábado, dia 10 de Abril, os meus companheiros da equipa de iniciados do ABC de Braga deslocaram-se a Guimarães para defrontar a equipa do Xico Andebol e venceram por 22-38, demonstrando cabalmente desta forma que respeitam não só os seus adversários de Guimarães, como também todos os outros.
Não custa lembrar (por acaso até custa, eh eh eh!) que na época passada a equipa a que agora pertenço perdeu todos os jogos que efectuou na 2ª Fase do Campeonato.
Estou convencido de que essa dura "verdade" dos resultados obtidos na época transacta foi o "cimento" da qualidade da prestação que a equipa tem vindo a realizar na presente época.
Às vezes "a verdade doí mas cura e faz crescer" e penso que as derrotas sofridas pela equipa do ABC na época passada nos ensinaram a todos a dar valor ao trabalho e ao empenhamento no treino (bem como ao repouso depois dele) para assim se criarem as condições para se chegar às vitórias.
Estou certo de que os meus adversários do Xico Andebol também saberão crescer com as suas experiências e que ainda terão uma palavra a dizer para o apuramento no próximo jogo do Campeonato. Felicidades.


Ahhhhh! Pois, eu não joguei hoje porque amanhã vou jogar pela equipa "B" de Juvenis do ABC.
Vamos receber no Sá Leite a equipa do Godim e estamos todos com muita moral para vencermos o jogo.
Também somos um grupo unido, que respeita os adversários e que tem ambição e vontade de ganhar.
Quanto ao resultado do jogo, a ver vamos...


2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!
É assim mesmo. Prevalece a qualidade do desporto e cai por terra a tese da conspiração. Agora quem tiver unhas que toque guitarra.
E um videozito do jogo com o Sismaria no torneio!?
obrigado
Lopes da Silva

Rui Viana disse...

Lamento mas o repórter de serviço andava muito ocupado e não filmou o jogo do Torneio com o Sismaria... foi logo falhar o jogo mais competitivo e interessante, malandro, eh eh eh!