terça-feira, 21 de setembro de 2010

Página em Branco

O resultado obtido pela minha equipa no primeiro jogo do Campeonato Nacional de Juvenis da presente época foi uma página em branco...
O resultado final de 34-27, ao que soube, traduz fielmente o modo como as coisas não correram nada bem aos meus companheiros.
A primeira parte terá sido má de mais (18-10) e, apesar de na segunda parte o resultado ter sido 16-17, a derrota foi demasiado "pesada", obrigando-nos a todos a reflectirmos seriamente acerca da nossa postura competitiva.
É certo que a nossa derrota aconteceu com inteiro mérito dos nossos adversários, que se apresentaram mais fortes e determinados no jogo, mas também é verdade que os meus companheiros não terão confiado como deviam nas suas próprias capacidades e estiveram abaixo do seu próprio nível.
Eles terão entrado mal em campo e penso que devem ter acusado em demasia a responsabilidade de vestirem o equipamento do Campeão Nacional em Título, não tendo conseguido assumir o jogo.
Na verdade, tal como se previa, a equipa do AC Sismaria apresentou-se muito motivada e determinada a vencer em casa o primeiro jogo da temporada.
Lamento não ter podido estar presente neste momento menos bom pois sinto que somos um grupo excelente e, da mesma forma que espero partilhar ao longo da época muitos momentos de satisfação, também gostava de ter estado ao lado dos meus companheiros neste momento menos feliz.
Pelo que soube do desempenho dos meus companheiros e sabendo o que sei acerca das suas qualidades humanas e desportivas, tenho a certeza de que, todos juntos, podemos "dar a volta" e fazer bem melhor.
Sei que estaremos todos unidos e determinados a assumir colectivamente as nossas responsabilidades e a ultrapassar solidariamente as dificuldades, treino após treino e jogo após jogo.
Sei que vamos trabalhar para isso e que ainda vamos festejar muitas vitórias esta época.

Força companheiros!

4 comentários:

Anónimo disse...

Claro que sim Rui Viana. Porque não jogaste este jogo? A nossa serie vai ser muito desiquilibrada. com equipas muito boas e muito fracas. O FC Porto e nós seremos favoritos.

Rui Viana disse...

Penso que não joguei por indicação do fisioterapeuta, dado que fiquei "tocado" no Tendão de Aquiles durante o Torneio de Carballo.
Penso que ainda é muito cedo para se concluir que a nossa série vai ser muito desequilibrada pois algumas equipas sofreram muitas alterações e, tal como nós, podem ter entrado mal no primeiro jogo, apesar de terem qualidade para fazer bem melhor, como penso ser também o nosso caso.
Quanto a favoritos ao apuramento, também penso que é demasiado cedo para fazer prognósticos.
Nós, se estiver ao nosso alcance, e eu acredito que está, também vamos lutar com "unhas e dentes" por um dos lugares do apuramento.
Apesar do eventual desequilíbrio da nossa série, ela é uma série com 3 ou 4 equipas tradicionalmente muito fortes e competitivas, razão pela qual, na minha opinião, só se poderão fazer contas ao apuramento lá para as últimas jornadas.
A ver vamos.

Anónimo disse...

O que achas das equipas do sul? Como o belenenses e o benfica?

Rui Viana disse...

Não conheço muito bem a realidade das equipas do sul.
O Belenenses parece ter um sector de formação muito organizado e tradicionalmente apresenta boas equipas, constituídas por bons atletas.
No ano passado tinham uma equipa de Juvenis muito competitiva (joguei com eles na Fase Intermédia do Campeonato Nacional, em Leiria).
Já quanto ao Benfica e ao Sporting (que conseguem atrair alguns dos melhores atletas dos clubes da vizinhança) nada sei sobre a qualidade da sua formação. Não sei se formam os atletas ou se se limitam a recrutar atletas já formados e isso, na minha opinião, faz toda a diferença.
Se nas equipas seniores isso faz sentido, nas equipas de formação fica a sensação de que o lote de atletas é fantástico mas de que falta alguma coisa no jogo colectivo.
É precisamente na qualidade do jogo colectivo que espero que a minha equipa encontre a força necessária para atingir os seus objectivos para esta época.
Tem sido assim nos últimos anos e espero que assim continue.