domingo, 15 de novembro de 2009

Somos Equipa

RemateACL_ABC09

A equipa do meu amigo Bernardo, o Ginásio Clube de Tarouca, não tem podido contar com o seu contributo, dado que ele está a fazer uma longa recuperação da grave lesão que sofreu no joelho.
O meu pai disse-me que, ao que parece, a recuperação está a correr bem e que o Bernardo já está a fazer fisioterapia, devendo recomeçar a actividade desportiva dentro de cerca de 2 meses.
Para ele, os desejos de uma boa, rápida e completa recuperação e o lamento, dado o "atraso" que a equipa do GC Tarouca apresenta na classificação da respectiva Zona, pela improbabilidade do nosso reencontro na competição este ano.
Quanto à equipa do Andebol Clube de Lamego, onde jogam alguns adversários que conheço desde quando jogava na equipa de Infantis da AD Isave, continua na luta por uma das duas primeiras posições da Zona 3, encontrando-se de momento na 3ª posição com 16 pontos, a 3 pontos do FC Infesta e a 6 da minha equipa, o ABC de Braga.
Possuem uma equipa jovem mas constituída por atletas com muitas qualidades.
Apesar desse facto e do ruidoso e entusiasmado apoio do seu público, não lhes foi possível vencer-nos na sua própria casa.
E essa vitória dava-lhes mesmo muito jeito...

Embora tenha sido um jogo muito interessante, não deixa de ser incrível que a minha equipa, que apresenta quase sempre o boletim de jogo praticamente imaculado, tenha conseguido coleccionar mais de uma dezena de penalizações de 2 minutos, ser brindada com 2 vermelhos directos e um por acumulação de sanções de 2 minutos, e, ainda por cima, com a interessante coincidência de os felizes contemplados terem sido os 3 jogadores titulares de 1ª linha.
Estão os meus companheiros de parabéns pois, apesar de termos jogado a maior parte do jogo em inferioridade numérica (chegamos a estar só com o Guarda Redes e 3 jogadores de campo) e de termos "perdido" o nosso central e os nossos 2 laterais, estivemos a ganhar o jogo praticamente desde o seu primeiro golo.
Na verdade, fomos mantendo o marcador com diferenças "confortáveis" e, quando "privados" do contributo dos nossos companheiros mais influentes no jogo, apesar de termos permitido a aproximação no marcador de 8 para apenas 2 golos de diferença, foi com as "segundas" escolhas que mostramos, a quem assistiu e participou no jogo, que os jogos se ganham com o empenhamento e a união dentro do campo e que é nas circunstâncias mais adversas que cada um "cresce" e dá o melhor de si.
Considerando as incidências do jogo, é mesmo caso para afirmar: "Assim se Vê a Força do ABC".
O resultado final que fixamos em 26-36 a nosso favor, mostra que, a bem da verdade desportiva, se outros obstáculos houvesse para ultrapassar, com essa e outras forças teríamos vencido na mesma.
Gostava de dedicar o meu esforço e o meu contributo pessoal para o sucesso da equipa ao Francisco, ao Daniel e ao Rolo e de lhes dizer que eles têm muito nível e que são uma referência para todos os companheiros de equipa.
Sem desvalorizar o contributo de todos os restantes atletas da equipa, queria, no entanto, referir o esforço defensivo realizado pelo meu companheiro Tomás Nogueira que esteve em campo com muita atitude e qualidade.
Não só marcou golos em momentos decisivos do jogo como também impediu, com excelentes recuperações defensivas, os adversários de marcarem na nossa baliza.
A sua postura solidaria e competitiva foi um dos factores de decisão deste jogo, que só foi fácil na aparência do resultado final.

Em jeito de balanço, queria dizer:

  • que foi muito agradável voltar a jogar no Pavilhão Álvaro Magalhães com a "B4NC4D4 N4SCENTE" cheia e ao rubro;
  • que será uma pena se a Associação de Andebol de Viseu não conseguir "meter" uma das suas equipas de Iniciados no Grupo A da 2ª Fase do Campeonato Nacional;

  • que me sinto honrado com a presença do meu amigo Bernardo na bancada e que só lamento não ter tido a oportunidade de lhe dar um abraço e de lhe desejar boa recuperação.

Trata da recuperação que o abraço fica para a próxima.



COMENTÁRIOS AO JOGO::


"Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos da 1ª Divisão


Na Zona 3, o ABC atravessa uma fase em que se limita a confirmar, jogo após jogo, a liderança absoluta na zona 3, do campeonato nacional. Ontem, venceu o Lamego, num jogo sem história, conforme expressam os dez golos de diferença. Mas, quando escrevemos que “venceu o Lamego” é bom que não ignoremos que, à data do jogo, o Lamego era uma equipa apenas com uma derrota, um empate e ambições naturais no apuramento para a 2ª Fase.

O ABC tem esta facilidade de, no presente, tornar fácil o que aparenta dificuldade e, por isso, lidera a classificação com segurança absoluta."


in: http://www.aab.pt/noticias2_2.asp?id=1660&active_page_id=2862



"INICIADOS MASCULINOS

O iniciados masculinos defrontaram o líder invicto ABC. A boa entrada no jogo foi sol de pouca dura pois a pouco e pouco a nossa apatia ofensiva, com muitos passivos e ausência de soluções, não permitiu que equilibrássemos o resultado. Pela primeira vez esta época as nossas limitações não residiram na defesa mas sim no ataque. Apesar de defendermos bem o principal problema resumia-se ao ataque, onde não encontrámos forma de ultrapassar a forte defesa adversária. Aliado a esta dificuldade fomos muito permissivos na marcação de livres de 7m, oportunidades que não se podem desperdiçar. O ABC esteve sempre na frente do marcador e ao intervalo vencia por 7 golos de diferença. Perante isto a nossa tarefa para a segunda parte estava complicada. No segundo tempo corremos sempre atrás do marcador, melhorámos a nossa prestação ofensiva mas não foi suficiente. Fizemos uma excelente recuperação e estivemos a perder apenas por 2 golos de diferença a 10 minutos do fim do jogo, mas a equipa ressentiu-se da desqualificação directa de um jogador. No entanto, conseguimos criar oportunidades de finalização que não concretizámos e, alturas cruciais do jogo, estes erros são fatais. Em alguns momentos do jogo conseguimos ser superiores ao adversário, pena não ter sido de forma mais assídua. O resultado final foi 26-36, a diferença no marcador não espelha aquilo que aconteceu no jogo, mas o ABC foi um justo vencedor.
Os erros que acontecem nos jogos são fruto da falta de empenhamento nos treinos e nos jogos esses erros pagam-se muito caros. Há que ponderar a vontade com que se treina, a atitude no treino e os objectivos pessoais de cada um.
Por fim, apesar de não gostar de falar deste assunto, fica uma palavrinha para os árbitros, que com a sua péssima actuação conseguiram estragar um jogo que estava a ser bem disputado, com bons momentos de Andebol por parte de ambas as equipas."

in: http://claquedoacl.blogspot.com/2009/11/resultados-fim-de-semana_15.html

11 comentários:

LuísaLobão disse...

Sem dúvida que foi um jogo espectacular :D

António Silva disse...

É pena que as dificuldades, apesar de não irem na bagagem, tenham ido todas de Braga...

Carlos Viana disse...

E lá foi mais uma impulsão com "o pé que estava mais à mão", eh he eh!

Carlos Viana disse...

Parabéns Filipe pela tua actuação.

Tiveste uma atitude fantástica dentro do campo e fizeste um conjunto de óptimas defesas, algumas em momentos cruciais do jogo.

Continua assim, com postura e auto-confiança.

Abraço

Filipe GR disse...

Obrigado prof. Carlos :)


Filipe Lopes

micropoint disse...

Parabéns pela vitória, justa mas por números excessivos na minha opinião.
Sem dúvida que a pior equipa foi a de arbitragem, ainda bem eram de Braga e não de Viseu senão..
Vocês têm uma excelente equipa, com muitas soluçõe.
Espero que o resultado da 2ª volta seja outro, vamos a Braga para a desforra.
Felicidades e continuação de um bom campeonato!

Nuno Ribeiro disse...

5 passsos hehehehe
Bom trabalho
Nuno Ribeiro

Diogo Pimenta disse...

Parabéns pela vitória.. Foi justa, mas o resultado final não correspondeu com o decorrer do jogo..

Infelizmente, o que estragou o óptimo jogo que estava a decorrer, foi a equipa de arbitragem, mas enfim, não se pode querer tudo..

Abraço...

Rui Viana disse...

Obrigado a todos pelos vossos comentários.
Nuno Ribeiro, admito que, em "câmara" lenta e sem se verem as imagens anteriores, o "momento zero" anterior aos 3 apoios possa não ter sido convenientemente realizado.
Embora pareça haver um pequeno desfasamento temporal entre o apoio do pé esquerdo e o apoio do pé direito, no local e ao vivo pareceu-me que o "momento zero" foi realizado nos termos regulamentares.
Em todo o caso, penso que mesmo em câmara lenta é difícil ter a certeza e que esta situação seria muito difícil de avaliar pela dupla de arbitragem.
Também tenho registada uma situação bem mais evidente de violação da regra dos apoios feita pelo João Taveira logo no início do jogo.
Penso que essas situações não são graves e que acontecem na maior parte dos jogos da parte de ambas as equipas.
Eu vou continuar a treinar para que não aconteçam comigo, pois gosto de jogar dentro das regras.
Boa sorte e até ao jogo da 2ª Volta.

Abraço

Nuno Ribeiro disse...

Rui....o que eu disse foi em tom de brincadeira...E sim...continua a trabalhar....espero que te corra tudo bem;)Abraço

Bernardo disse...

obrigado pela atençao qe tens prestado rui ; )

nao haja duvida que és um grande jogador, nao apenas dentro de campo, mas tambem fora..tens sido um grande amigo : )
boa sorte para o resto do campeonato, e espero ver-te outra vez, mas desta vez dentro de campo :P
abraço