quinta-feira, 3 de junho de 2010

Serenos e Confiantes

Na página do ABC de Braga Andebol SAD está inserida uma notícia, datada de 2 de Junho, sobre a nossa participação na Fase Final de Iniciados que tem início mais logo no Sá Leite.
Gostei de quase tudo o que li e não resisti a publica-la aqui no andeblog, transcrevendo-a na integra no texto que apresento de seguida:

" “Venham apoiar estes meninos de ouro”

Vivem-se momentos de ansiedade no Sá Leite, em vésperas da Fase Final de Iniciados. Enquanto se concluem os preparativos para receber os finalistas no decisivo fim-de-semana que se avizinha, os Iniciados do ABC dão o tudo por tudo em prol da melhor forma.

Os treinos continuam a decorrer no máximo da intensidade, como se de uma pré-época se tratasse. Mais motivados do que nunca, o ABC persegue um título que escapa desde 2001/2002.

É este o ano? “Tem de ser [risos]. Esta geração merece, porque a maioria deles ainda não ganhou nada. Seria uma motivação para continuarem no andebol”, adianta o treinador Zé Vieira.

O Sá Leite engalana-se para receber esta Fase Final que principia já esta sexta-feira. O ponto alto da 1ª jornada está agendado para as 21h00, com o jogo grande do dia, quiçá da Final (!), ABC de Braga – AC Sismaria. Sem dúvida, duas das mais empolgantes equipas da época. Antes disso, Lagoa AC – Colégio Carvalhos abrem as hostes pelas 19h00.

Sábado, Colégio Carvalhos e AC Sismaria medem forças pelas 17h00 e às 19h00, Lagoa AC – ABC de Braga, no término da 2ª jornada.

Domingo, os jogos decorrem pela manhã e logo às 10h30 ABC – Colégio Carvalhos, no jogo que poderá decidir o campeão nacional. Às 12h30, Sismaria e Lagoa encerram a Fase Final.

José Vieira caracteriza os adversários como “muito fortes” e fala de “uma luta a três”. “Penso que o título se vai decidir entre nós, o Sismaria e o Colégio Carvalhos, mas considero os três finalistas adversários equipas concentradas, aguerridas e não desistem nunca. Há sempre lugar para surpresas e a ansiedade e pressão do momento pode influenciar”, considera o treinador.

Já o capitão do ABC, Francisco Albuquerque, recusa qualquer ansiedade: “Estamos muito concentrados, muito confiantes, espero que a confiança não seja em excesso, mas acima de tudo, estamos preparados”. Tão directo como quando organiza o jogo, o jovem também não treme quando questionado sobre o eventual favoritismo do ABC. “Somos favoritos. Já vencemos os três finalistas, por isso, acreditamos”, remata Francisco Albuquerque.

Os Iniciados do ABC somam 27 vitórias em 27 jogos e a pergunta impunha-se: É indiferente ser campeão só com vitórias? “Talvez fiquem um pouco frustrados, mas o importante é serem campeões”, afirma Zé Vieira, antes de adiantar o “orgulho imenso por estes miúdos”. “O empenho deles, a entrega e a evolução é gratificante”.

O treinador não se escusa ainda a adiantar os pontos fortes da sua equipa: “Os jogos ganham-se na defesa e depois são bons nas transições defesa – ataque, onde a qualidade individual tem decidido”.

No final, um convite para os adeptos: “Venham apoiar estes meninos de ouro, porque eles merecem”, apela o treinador. Já o capitão da equipa apresenta argumentos de peso: “Se fazemos melhores resultados em casa do que fora é porque o nosso público é muito importante. Portanto, venham ver os jogos, porque esta equipa tem-se esforçado imenso e seria uma honra tê-los cá a apoiar”.

Mas, se Francisco Albuquerque se mostrou bastante descontraído, o mesmo não se pode dizer do treinador Zé Vieira, que ainda soltou uma inconfidência: “Estou mais ansioso do que na Final da Taça Challenge [ndr: enquanto atleta do ABC]. Estes miúdos merecem muito este título e seria um golpe muito rude se não conseguissem”.

Força ABC!!! O ABC está nas nossas mãos!!!"


Não te preocupes Zé pois foi para termos o prazer de viver esta tensão que trabalhamos ao longo de toda a época.
Tenho a certeza de que nos vamos superar se tal for necessário.
O Francisco transmitiu muito bem qual é o nosso estado de espírito: estamos muito serenos e confiantes nas nossas capacidades pois fomos muito bem preparados para estes momentos e vamos dar o nosso melhor com confiança e ambição.


4 comentários:

Pedro B Albuquerque disse...

Ser campeão é muito mais do que ganhar um campeonato:
- é saber manter a equipa unida quando o resultado nos é desfavorável;
- é incentivar o colega que falha porque o erro dele é também nosso;
- é perceber que os que estão dentro do campo cresceram no andebol com o esforço dos que estão, no momento, no banco;
- é ganhar os jogos quando eles terminam e não quando a vitória se anuncia;
- é, sobretudo, saber crescer.

Assim sendo, esta é uma equipa de campeões ... e o próximo fim-de-semana espero que seja mais um de muitos que as vossas vidas andebolísticas vos possam proporcionar.

Ser campeão este fim-de-semana pode ser um objectivo, mas é (sendo!) sobretudo, uma consequência.

Boa sorte! Eu, como muitos outros, lá estaremos para vos apoiar 180 minutos de jogos!

Pedro (Sr. Pedro :))

Bernardo disse...

Parabéns pela conquista do campeonato, eu sabia que iriam sair vencedores : )

Abraço

Rui Viana disse...

Obrigado Bernardo pela tua confiança nas nossas capacidades e pelo teu apoio.

Abraço

Anónimo disse...

o kiko de facto é um espectaculo...eu admiro-o como organizador de jogo, como capitão, como marcador de 7 metros...como tudo, para mim é um jogador discreto que acaba sempre por fazer um excelente jogo, parabéns pelo campeonato, mas sobretudo pelo TÍTULO!!!
já agora, todos os iniciados vao subir para juvenis?
se puderes tirar a dúvida por favor viana...(: